quarta-feira, 16 de abril de 2008

Pesquisadores descobrem menor buraco negro da história




Cientistas da Nasa (agência espacial norte-americana) identificaram o que dizem ser o menor buraco negro já encontrado --o objeto espacial, chamado J1650, tem menos de quatro vezes a massa equivalente do Sol e o tamanho aproximado de uma grande cidade.
Buracos negros são formações espaciais com enorme força gravitacional. Tanto que nada, nem mesmo a luz, pode escapar de sua ação. Por isso é que essas regiões ganharam tal nome.

"Esse buraco negro está, de fato, alargando os limites. Por muitos anos, astrônomos quiseram descobrir o menor tamanho possível para um buraco negro e, agora, esse carinha é um grande passo para responder a questão", afirma Nikolai Shaposhnikov, do Centro Goddard de Vôo Espacial.

O objeto seria mais forte que buracos negros encontrados nos centros das galáxias. Shaposhnikov afirma que, se alguém chegasse muito perto do J1650, sua gravidade tornaria o corpo humano em "um fio de espaguete".
O novo buraco negro tem uma massa de 3,8 sóis e 24,1 km de diâmetro. "Isso faz esse buraco negro um dos menores objetos já encontrados fora do Sistema Solar", afirma Shaposhnikov. O menor local como esse identificado anteriormente era o GRO 1655-40, com uma massa 6,3 vezes maior que o Sol.


Minha modesta opinião.

Sempre que olhamos o universo temos a sensação de infinito, qual mais distante imaginarmos ainda será pouco, quando éramos crianças assistíamos muitos daqueles "enlatados estadosunidenses de ficção ciêntifica" e o buraco negro era algo de mais assustador no espaço, com a descoberta desse pequeno buraco negro nos mostra que o universo ainda é muito paradoxal, mesmo sendo infinitamente grande para nossas proporções descobrimos forças antes imensuráveis agora equivalentes a nossa escala, será que não existe por ai uma micro galáxia expelindo sua energia com jatos relativísticos de gás e poeira?

Nenhum comentário: